Núcleo dos Cirurgiões Pediatricos da Bahia

Imagem

Bom dia Paciente / familiar. É um prazer recebê-lo em nosso site

Patologias

CLIQUE NAS ÁREAS MARCADAS ABAIXO [+] E SAIBA MAIS SOBRE CADA SEÇÃO.

cabeça e pescoço
tórax
abdomen
membros superiores
pelvis e aparelho gênito urinário
membros inferiores

Dúvidas Frequentes - Paciente / Familiar

01. O que é Fimose?

A fimose é a constricção ou endurecimento da extremidade do prepúcio que impede ou dificulta a exposição completa ou parcial da glande. Seu diagnóstico não obriga a realização de tratamento cirúrgico.

02. O que é hérnia?

A hérnia é considerada uma falha estrutural em determinada região(abdome, dorso e tórax) que notadamente dará nome à patologia. Os tipos de hérnias mais comuns em crianças são as hérnias umbilical e inguinal. A hérnia umbilical ocorre por falha no fechamento da cicatriz umbilical. A hérnia inguinal ocorre pelo não fechamento do conduto peritônio-vaginal, com eventual passagem de conteúdo do abdome para região inguinal.

03. Meu filho não tem os dois testículos, o que pode ser?.

Esta condição pressupõe algumas possibilidades: ele pode ter nascido sem o testículo (anorquia), ele pode ter os testículos, mas estão localizados em algum local entre o pólo inferior do rim e a bolsa escrotal (criptorquidia), e ainda há possibilidade de os testículos existirem e estarem na bolsa escrotal, mas não são percebidos devido ao seu tamanho reduzido, são atróficos. Cada uma dessas situações possuem opções tratamento.

04. O que é hipospádia?

A hipospádia é uma má formação uretral complexa, onde o meato uretral surge fora do local habitual (extremidade da glande) na face ventral do pênis. Condição que necessita de tratamento cirúrgico para sua correção.

05. O que é Polidactilia

Patologia caracterizada pelo surgimento de dedos nas mãos ou nos pés além do número normal, ou seja, a criança tem mais do que 5 dedos em cada membro.

Pode ainda ser articulada, quando apresenta tecido ósseo em articulação com outros ossos, e não articulada, quando parece com o apêndice cutâneo.

06. O que é hemangioma

O hemangioma é o acumulo desordenado de vasos sanguíneos, podendo localizar-se em qualquer parte do corpo.

Seu tratamento depende do seu tamanho, localização e sintomas associados.

07. O que é "água no pulmão"

O derrame pleural ou "água no pulmão", constitui um acúmulo de líquido no tórax que dificulta ou impede a respiração. Possui inúmeras causas, sendo a mais frequente de origem infecciosa, ou seja, secundária à pneumonia.

08. Meu filho nasceu sem ânus. O que fazer?

A ausência de ânus é considerada Anomalia Anorretal, é uma patologia complexa que necessita de correção cirúrgica especializada. Pode ser necessário a confecção de colostomia.

Deverá contactar a cirurgia pediátrica imediatamente.

09. O que é Colostomia?

Colostomia é a exteriorização de alça intestinal (cólon-instestino grosso) através da pele, para desviar o trânsito intestinal devido à provável obstrução.

10. O que é Vesicostomia?

É o desvio da passagem da urina por abertura da bexiga na pele próximo ao púbis (abaixo do umbigo), devido a uma provável obstrução do fluxo urinário.

11. O que é Granuloma Piogênico?

Tumoração originada de processo inflamatório crônico, frequentemente localizado no canto das unhas encravadas.

12. O que é língua presa?

Dificuldade de exteriorização da língua devido ao encurtamento da prega da língua. Geralmente acompanhada de dificuldade na fala.

13. Por que a vagina da milha filha é fechada?

Pode ser devido ao acolamento dos pequenos lábios.

14. Meu filho tem dificuldade para fazer cocô! O que fazer?

Evacuação com frequência menor que duas vezes por semana ou fezes endurecidas com dor durante o ato de defecar caracteriza dificuldade de evacuação.

Procure seu pediatra para seguimento e tratamento.

NÚCLEO DE CIRURGIÕES PEDIÁTRICOS DA BAHIA
Rua Altino Sebeto de Barro, 173 - Sala 1202, Edf. Atlantis Multi Empresarial - Bairro Itaigara - CEP 41870-570 - Tel.: (71) 3506-5684. Acesso Restrito Administração. Desenvolvido por RanderNet